Os bairros de Lisboa

ALFAMA & GRACA

Alfama é uma pequena aldeia dentro da capital lisboeta. É o bairro mais antigo da cidade. Estende-se do Castelo até à borda do Tejo. Alfama apareceu na época em que a cidade estava ocupada pelos Mouros, é por isso que algumas partes lembram fortemente uma Medina, com ruas estreitas.

 

Habitantes: É um bairro de origem popular onde convivem reformados, classes trabalhadoras,jovens, solteiros, artistas... É um bairro charmoso graças à sua atmosfera rural e agravável. Este bairro é muito solicitado pelos turistas.

 

Aspectos positivos: É um bairro muito charmoso onde um sentimento de autenticidade permanece. Ao nível imobiliário, podem ser feitos negócios muito bons principalmente para projetos de restauração. Muitas propriedades possuem vista para o rio. As ruas mais interessantes se encontram na zona da Catedral Sé de Lisboa.

 

Particularidades a considerar: O estacionamento é difícil, a não ser que tenha uma garagem. Certas ruas não são accessíveis com carro.

AVENIDAS NOVAS

Este bairro é caracterizado por suas longas avenidas, algumas com arvores. Nesta zona, as construções são mais recentes, e belos edifícios de arquitetos se encontram ao lado de edifícios ainda mais recentes que presentem menos interesse. É um bairro onde casas e escritórios ambos se encontram. Entre os monumentos que este bairro conta, o Campo Pequeno é o mais conhecido.

 

Habitantes: O bairro é bastante povoado por pessoas e famílias abastadas e classe média alta.

 

Aspectos positivos: Os apartamentos são geralmente espaçosos. A área é muito bem servida pelos transportes e é rodeada por muitas pequenas lojas. O bairro se encontra perto do centro comercial El Corte Ingles.

 

Particularidades a considerar: O bairro é muito movimentado, com um trânsito de carros importante. Os preços por m2 para as propriedades recentes com um forte potencial são altos.

BARRIO ALTO

Bairro Alto é um dos bairros onde as pessoas da noite e os jovens se encontram, um bairro para jantar ou beber um copo... O bairro oferece uma amplia oferta de bares e restaurantes e é muito frequentado a partir da quinta-feira até ao Sábado à noite principalmente. Perto se encontram os bairros da Bica e Santa Catarina, mais pequenos e muito mais residenciais.

 

Habitantes: O bairro é povoado por reformados, artistas, imigrantes...

Aspetos positivos: O Bairro Alto goza de uma localização muito central, perto do Chiado e perto da Baixa. Tem muito restaurantes de todos os tipos e com boa reputação.

 

Particularidades a considerar: Um bairro onde a festa é diariamente presente, o barulho à noite e as vezes uma falta de limpeza (principalmente no Domingo de manhã) podem ser inconvenientes. Este bairro não é para quem procura a tranquilidade e o calmo.

CHIADO

O Chiado fica ao lado do Bairro Alto. É um bairro muito diferente, já que era a zona mais rica de Lisboa antigamente. Alguns monumentos emblemáticos situam-se no Chiado: Convento do Carmo, o Teatro Nacional de São Carlos e muitas igrejas.

 

Após o trágico incêndio de 1988 que destruiu ruas inteiras, este bairro foi restaurado e conta hoje com uma zona comercial de grande reputação. Este bairro é composto por imóveis, a maioria deles altamente renovados ou reconstruídos com caráter. Apartamentos aproveitando de uma vista impressionante sobre o Tejo podem se encontrar neste bairro. O Chiado é conhecido por suas lojas, seus cafés, seus Teatros e seus restaurantes de qualidade. É um dos bairros onde os preços de imóveis são os mais altos de Lisboa.

 

Habitantes: Alguns reformados, mas principalmente classes altas e estrangeiros.

 

Aspetos positivos: O Chiado é extremamente bem servido por transportes (incluindo o metro). Oferece uma vida cultural muito dinâmica. Muitas atrações culturais.

 

Particularidades a considerar: O estacionamento é difícil.

BAIXA

Baixa é o hipercentro de Lisboa. Esta parte da cidade é a mais representativa da obra do Marquês de Pombal com suas ruas perpendiculares. A Baixa conta com as praças mais lindas de Lisboa, Praça do Comércio, Praça da Figueira, Praça D Pedro V (geralmente chamado de Rossio) e, claro, a Praça dos Restauradores. O bairro é basicamente comercial, um Centro Comercial ao ar livre, onde torna-se agradável fazer compras.

 

Características: As ruas estão organizadas em grade, com numerosos restaurantes, cafés e lojas De todo tipo, assim como numerosos bancos e hotéis. É um bairro muito frequentado pelos turistas e sobretudo extremamente animado.

 

Habitantes: A Baixa não conta com muitos habitantes, principalmente porque é um bairro que sempre foi muito comercial. No entanto, como a cidade está em plena renovação, há cada vez mais prédios com apartamentos disponíveis. É um bairro em mudança.

 

Aspetos positivos: Os imóveis e apartamentos são bastante espaçosos, viver lá significa estar perto de tudo.

 

Particularidades a considerar: O estacionamento não é fácil (a menos que tenha uma garagem), o bairro é barulhento durante o dia. No entanto, fica mais tranquilo à noite após o fechamento das lojas.

BELÉM & RESTELO

O distrito de Belém está longe do centro de Lisboa. É onde se encontra a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos, dois dos famosos monumentos arquitetónicos de Lisboa. Para além da riqueza de património, Belém desfruta da proximidade com o Tejo para dar um passeio ao longo dos cais, bem como grandes espaços verdes. Existem bairros residenciais, incluindo bairros com casas individuais, muitos dos quais com jardim.

Mais acima em direção ao Restelo, encontram-se imensas mansões, onde estão localizadas as Embaixadas. Agora, estes dois bairros têm muitas residências de luxo, disfrutando de uma vista excecional sobre o Tejo.

 

Habitantes: Principalmente classe média e abastada em Belém até o Tejo, e classe abastada ou alta classe abastada no Restelo.

 

Aspetos positivos: Belém e Restelo (pelos menos as zonas mais residenciais) são distritos calmos e tranquilos, onde se encontra muitas áreas verdes.

 

Particularidades a considerar: esta parte da cidade de Lisboa é relativamente longe do centro enão é bem servida pelo metro. Os transportes são fornecidos com a rede de autocarros e elétricos. Os preços em Restelo são elevados, Belém é muito turístico (principalmente a zona ao redor dos principais monumentos).

PARQUE DAS NAÇÕES - EXPO

O bairro foi quase completamente recriado após a Exposição Universal de 1998 em Lisboa. Aqui, havia muitas instalações industriais e um complexo petroquímico, o que deu origem a um dos projetos mais ambiciosos de desenvolvimento urbano na Europa, após umas obras colossais. Atualmente, a Expo é um bairro residencial, mas também de negócios onde numerosos serviços públicos e sedes corporativas estão reunidos. Agora é um bairro caracterizado por uma arquitetura muito contemporânea, apartamentos modernos, espaçosos, luminosos em geral e bem equipados. O bairro disfruta da primeira linha no estuário do Tejo.

 

Habitantes: Altas classes médias ativas, bastante abastadas.

 

Aspectos positivos: O bairro é muito bem conectado, perto do aeroporto. O planejamento urbano foi definido globalmente, com numerosos espaços verdes, à beira do rio. O estacionamento é relativamente fácil. O distrito tem um grande Centro Comercial com um hipermercado e todos os serviços.

 

Particularidades a considerar: O bairro fica longe do Centro Histórico de Lisboa. O bairro não reflete a atmosfera típica da cidade nem o seu charme.

PRÍNCIPE REAL

A colina onde se situa Príncipe Real tem vista sobre a Avenida da Liberdade de um lado e o Bairro Alto e o bairro da Estrela do outro. O bairro é cheio de charme e autenticidade. É principalmente conhecido para seus belo edifícios e hotéis específicos. Alguns apartamentos dispõem de uma vista impressionante sobre Lisboa e o Tejo. É o bairro famoso entre os estrangeiros e principalmente os Franceses. Agora, oferece muitas lojas e restaurantes na moda.

 

Habitantes: A população do bairro é bastante diversificada. No entanto, o bairro é cada vez mais ocupado por pessoas de classes altas ou estrangeiros.

 

Aspetos positivos: O bairro é bastante calmo e dispõe de jardins bonitos que dão vontade de dar um passeio. O bairro é muito bem situado em relação com o Centro Histórico e é bem servido pelos autocarros.

 

Particularidades a considerar: O bairro é caro por metro quadrado na compra, porque muito solicitado. O aluguel também não é barato. Os acessos de carro são complicados especialmente para estacionar. É preciso então pensar numa garagem, o que aumenta os preços das propriedades que oferecem esta opção.

SANTOS & LAPA

Os bairros de Santos e Lapa são vizinhos. Na parte baixa da colina, se estende Santos ao longo do rio. Ao longo dos anos, este bairro acolheu lojas de design, de decoração e mobiliário. A Lapa, por outro lado, está localizada mais alto na colina e é um bairro residencial. Há muitos hotéis, mas também belos prédios. Muitas Embaixadas se encontram na Lapa, assim como o Parlamento e a Residência Oficial do Primeiro Ministro português.

 

Habitantes: Santos é povoado por altas classes médias, enquanto a Lapa é mais as antigas famílias de Lisboa, afortunadas por algumas. É um bairro tradicional.

 

Aspectos positivos: Os dois bairros são muito residenciais e muito calmos. Enquanto Santos está sendo renovado, Lapa oferece habitações mais luxuosas.

 

Particularidades a considerar: O estacionamento não é fácil, e os dois bairros não são ligados ao metro. Do lado dos preços, Lapa é caro por m2.

CAMPO DE OURIQUE

É um distrito residencial, com muito comércios tradicionais tornando-se num bairro animado e representativo de um modo de vida urbano de Lisboa. As habitações consistem principalmente em imóveis, construídos em torno de uma rede de ruas. Este bairro se encontra perto do Bairro Amoreiras.

 

Habitantes: A população do bairro está em plena evolução. Hoje em dia, famílias abastadas assim como casais jovem vivem em Campo de Ourique. A proximidade com o Liceu Francês de Lisboa faz com que muitos franceses mudam-se para este distrito.

 

Aspetos positivos: O mercado de Campo de Ourique é muito famoso em toda a cidade. O bairro tem uma grande oferta comercial, o que lhe confere uma inegável qualidade de vida. Existem também belos prédios renovados, algumas residências de luxo estão em construção ou no mercado.

 

Particularidades a considerar: O metro não passa por Campo de Ourique, e o estacionamento pode ser difícil. É importante notar que os aviões passam acima do bairro antes de aterrar no aeroporto de Lisboa.

ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

AceitarComo configurar